InícioDicas de Cozinha8 Dicas de Como Evitar Que O Peixe Grude Na Frigideira

8 Dicas de Como Evitar Que O Peixe Grude Na Frigideira

Cansada de ver seu peixe grudar na frigideira e acabar desmanchando? É hora de dizer adeus ao pesadelo do peixe grudado! Neste artigo, você vai aprender dicas e truques infalíveis para garantir um assado perfeito, sem correr o risco de grudar. Desvende os segredos para um peixe crocante por fora e macio por dentro, sem estresse e com resultados incríveis.

8 Dicas de Como Evitar Que O Peixe Grude Na Frigideira

Saber como evitar que o peixe grude na frigideira pode significar vida ou morte para a apresentação de um belo peixe frito, você não acha.

Quem nunca se deparou com aquela desagradável experiência de do peixe ficar grudado na frigideira durante o preparo?

Aquele peixinho lindo que você imaginou com uma crosta bonita, reinando absoluto no prato, acaba se transformando em um peixe verdadeiramente “descontruído”.

Não se preocupe nem fuja as receitas que envolvem peixe frito. Depois de ler essas dicas isso não será mais um problema para você.

Nesse artigo vamos mostrar a você como evitar que o peixe grude na frigideira e você nunca mais vai ter que se preocupar com isso em seus preparos.

Por que o peixe gruda na frigideira?

Antes de mostrarmos como não deixar o peixe grudar na frigideira durante o processo de fritura, é preciso entender o que acontece por detrás da cena.

Geralmente o peixe gruda na frigideira por falta de um preparo adequado, tanto da frigideira quanto do peixe em si.

Você verá nas dicas abaixo que existem alguns truques que vão evitar que o peixe grude na frigideira, ou então que um preparo que era para ser de um jeito acabe saindo de outro.

Basicamente vamos mostrar técnicas que criam, de uma maneira ou de outra, uma superfície antiaderente entre o peixe e a frigideira.

Entre elas estão:

Vamos então conferir cada uma delas para não ter problemas na próxima vez que for fritar um peixe.

1 – Não Frite o Peixe Frio

Nossa primeira dica sobre como evitar que o peixe grude na frigideira é, no caso dele estar na geladeira, retirar pelo menos 15 minutos antes de fritar.

O choque térmico tende a fazer com que as fibras do peixe se rompam mais facilmente e com isso você pode acabar com aquele peixe, principalmente se for filé, todo quebrado.

2 – Seque o Peixe Antes de Fritar

Outra dica importante é secar o peixe antes de fritar ou grelhar, para evitar que ele grude no fundo da frigideira e acabe estragando o visual do seu prato.

O motivo que que com o choque térmico entre o peixe e a frigideira quente, a água acaba se transformando em vapor e aí, ao invés de fritar o peixe, você vai cozinhar.

Como Evitar Que o Peixe Grude na Frigideira

3 – Escolha Uma Boa Frigideira

Outra dica de como evitar que o peixe grude na frigideira é saber a frigideira que você vai escolher. Dê preferência a frigideiras com o fundo antiaderente.

Outro detalhe é escolher uma frigideira grande, porque fica mais fácil virar o peixe durante o processo de fritura.

4 – Pré-Aqueça a Frigideira

A primeira dica de como não deixar que o peixe grude na frigideira é pré-aquecer antes de colocar o peixe nela, seja um filé, uma posta ou o peixe inteiro.

Ao fazer isso, seja m uma frigideira antiaderente ou, como eu recomendo, com uma fina camada de óleo, você cria uma superfície isolante que não vai deixar o peixe grudar.

5 – Isole o Peixe

Outra dica para evitar que o peixe grude na frigideira é criar uma pequena camada isolante com um pouco de fubá antes de fritar ou grelhar.

Não estamos falando aqui em empanar o peixe, o que seria outra coisa completamente diferente. Passe apenas uma camadinha super fina de fubá e depois retire o excesso antes de fritar.

6 – Frite o Filé do Lado Certo

No caso da fritura de fés de peixe uma dica importante para ele não grudar na frigideira é começar a fritura pelo lado certo, ou seja, a parte mais plana do filé.

Fazendo isso você vai criar uma crostinha nesse lado mais regular do filé, que vai dar mais sustentação na hora de virar.

7 – Hora de Virar o Peixe

Uma outra dica de como evitar que o peixe grude na frigideira é respeitar o tempo de fritura antes de virar. Segue a lógica da dica anterior.

Se o peixe, seja ele filé, porta ou até mesmo o peixe inteiro, tiver uma crostinha para dar sustentação, fica mais fácil passas a espátula para virar. Para os filés, 4 minutos de cada lado está ótimo.

Dicas Para Evitar Que o Peixe Grude na Frigideira

8 – Cuidado ao Virar o Peixe

Nossa última dica para fritar o peixe sem que ele quebre é usar os utensílios mais adequados. Uma espátula de peixe longa e larga é o ideal para isso.

Além disso, conte sempre com o apoio de um garfo por cima na hora de fazer a “manobra”, para minimizar o risco de quebra do peixe.

Os benefícios do peixe são muitos e incluir o seu consumo regular em sua dieta é bastante aconselhado, para manter a sua saúde e bem-estar.

Com essas dicas você terá uma fritura perfeita e poderá usufruir de todos os benefícios de comer peixe e reforçar a sua saúde e bem-estar.

Agora que você já sabe como evitar que o peixe grude na frigideira, acesse a nossa seção de Receitas de Peixes & Frutos do Mar e escolha o prato para começar a aplicar essas técnicas.

Se quiser conhecer outras dicas que vão facilitar o seu dia a dia e tornar o ato de cozinha muito mais fácil e prazeroso, acesse a nossa seção de Dicas de Cozinha!

Esperamos que essas dicas ajudem você a conseguir peixes fritos e grelhados cada vez mais saborosos e visualmente atrativos. Não deixe de seguir o perfil do Clube de Receitas no Instagram para ficar em dia com as nossas dicas.

Dicas de Cozinha

Como Amaciar a Carne Para Churrasco – 5 Técnicas Infalíveis Se você está em dúvida sobre como amaciar a carne para churrasco, e preparar aqueles cortes que impressionam a todos, você chegou ao lugar certo.Preparar um churrasco perfeito é uma...