InícioReceitas de CarnesReceita de Costela na Panela de Pressão

Receita de Costela na Panela de Pressão

Você quer uma receita de costela na panela de pressão rápida e fácil de fazer para abrilhantar uma refeição em família ou reunião de amigos? Então confira essa receita que vamos apresentar abaixo e surpreenda a todos com um prato de sabor intenso e arrebatador.

Receita de Costela na Panela de Pressão – Uma Delícia Rápida e Fácil

Descubra o universo de sabores e aromas da mais autêntica receita de costela na panela de pressão!

Prepare-se para desvendar os segredos por trás dessa iguaria que conquistou paladares ao redor do mundo.

Originária da tradição culinária brasileira, a costela na panela de pressão é uma explosão de sabor e maciez que derrete na boca, conquistando até os paladares mais exigentes.

A costela na panela de pressão tem suas raízes na cultura gastronômica do Brasil, especialmente nas regiões sul e centro-oeste, onde o churrasco é uma tradição enraizada.

Originalmente, a costela era preparada lentamente em churrasqueiras, o que exigia horas de espera até que a carne atingisse o ponto ideal de maciez e suculência.

Com o passar do tempo, os chefs domésticos descobriram que a panela de pressão podia reproduzir o mesmo efeito, reduzindo drasticamente o tempo de cozimento sem comprometer o sabor.

A técnica de cozinhar a costela na panela de pressão tornou-se popular nas décadas de 70 e 80, quando a praticidade se tornou uma prioridade na cozinha e também em alguns restaurantes conhecidos pela excelente costela de boi.

Desde então, essa receita tem sido passada de geração em geração, cada família acrescentando seu toque especial de temperos e segredos culinários.

Receita de Costela na Panela de Pressão

Agora que conhece um pouco da história por trás desse prato tão amado, está na hora de colocar as mãos na massa e experimentar você mesmo essa delícia. Essa receita serve tranquilamente 4 pessoas.

Siga adiante e descubra o passo a passo para preparar a melhor costela na panela de pressão que você já provou!

Costela na Panela de Pressão

Ingredientes da Receita de Costela na Panela de Pressão

• 1 kg de costela bovina
    • 2 cebolas grandes, cortadas em rodelas
    • 4 dentes de alho, picados
    • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
    • 1 xícara de molho de tomate
    • 1 xícara de água
    • Sal e pimenta a gosto
    • Temperos opcionais: pimenta calabresa, cominho, páprica, louro

1. Comece temperando a costela com sal, pimenta e os temperos opcionais de sua preferência. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos.
    2. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio e doure a costela por todos os lados. Retire a costela da panela e reserve.
    3. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem dourados e perfumados.
    4. Adicione o molho de tomate e a água, mexendo bem para incorporar os sabores.
    5. Coloque a costela de volta na panela, feche-a e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos, ou até que a carne esteja macia e soltando do osso.
    6. Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela.
    7. Transfira a costela para uma travessa, regue com o molho da panela e sirva acompanhada de arroz branco, farofa e uma salada verde fresca.

Serviço e Acompanhamentos

Essa suculenta costela na panela de pressão é perfeita para reunir amigos e familiares em um almoço de domingo memorável.

Seu tempo de preparo rápido e resultado irresistível fazem dela uma escolha ideal para qualquer ocasião especial.

Para complementar essa experiência gastronômica, sugerimos alguns acompanhamentos que combinam perfeitamente com a riqueza de sabores da costela.

Um arroz soltinho é o acompanhamento clássico para a costela, absorvendo os sucos e aromas do molho.

Uma farofa de alho crocante adiciona textura e sabor ao prato, criando uma harmonia perfeita de sabores.

Outra opção é uma salada leve e refrescante, como uma mistura de folhas verdes com tomate e pepino, equilibra a riqueza da carne e oferece um contraste refrescante.

Experimente combinar esses acompanhamentos para uma refeição completa e inesquecível que deixará todos os convidados pedindo bis!

Agora que você conhece todos os segredos para preparar a melhor costela na panela de pressão, está na hora de colocar essa receita à prova na sua própria cozinha.

Se essa receita de costela na panela de pressão ainda não é a que você queria, sugerimos que você visite a nossa seção de Receitas de Carne.

Nessa seção você encontrará outras receitas como lombo na panela de pressão, carne assada na panela de pressão, carne assada com batatas, pernil assado no forno e outras.

Surpreenda seus amigos e familiares com essa explosão de sabor e maciez que só a costela na panela de pressão pode oferecer.

Não se esqueça de compartilhar suas experiências conosco nos comentários, e acompanhe mais dicas e receitas deliciosas em nosso perfil no Instagram e o nosso Canal no YouTube. Bon appétit!

5/5 - (19)

Últimas em Carnes

Como Fazer Hambúrguer Caseiro Tradicional e Agradar a Todos Seus Convidados! Quer saber como fazer hambúrguer caseiro e deixar todo mundo mais do que satisfeito, com uma carne saborosa e ao mesmo tempo suculenta por fora e torradinha por fora?Bem...

1. Valeu pela receita pessoal. A costela na churrasqueira é boa, mas essa na panela de pressão também é boa para variar um pouco.

2. Fazer a costela de boi na panela de pressão tem uma manha. Se borrifar um pouco de fumaça líquida, fica bem parecida com o churrasco mesmo.

• Olá Leonardo!

Ficamos satisfeitas em saber que você gostou da nossa receita de costela de boi na panela de pressão. É bem prática, não acha?

Um grande abraço!

Equipe Clube de Receitas