InícioReceitas de MassasReceita de Massa de Empadão Fácil e Rápida de Fazer

Receita de Massa de Empadão Fácil e Rápida de Fazer

Descubra o segredo de uma receita de massa de empadão perfeita, crocante e levinha! Essa receita fácil e rápida é ideal para quem busca um resultado profissional em casa. Aprenda o passo a passo para fazer massa de empadão e também algumas variações dessa massa que vão deixar seus empadões simplesmente maravilhosos.

Receita de Massa de Empadão Fácil e Rápida de Fazer

Receita de Massa de Empadão – Simples e Fácil de Fazer

A receita de massa de empadão é o elemento básico de um clássico da culinária que atravessa gerações e culturas, encantando paladares e despertando memórias afetivas.

Sua origem se perde no tempo, mas acredita-se que tenha surgido na Europa, provavelmente na França, durante a Idade Média.

Naquela época, os padeiros, em busca de novas formas de aproveitar os ingredientes disponíveis, criaram uma massa leve e crocante que servia como base para recheios diversos, como carnes, legumes e frutos do mar.

Com o passar dos séculos, a receita de massa de empadão se espalhou pelo mundo, sendo adaptada e modificada de acordo com os costumes locais e a disponibilidade de ingredientes.

Em Portugal, por exemplo, a receita de massa de empadão ganhou destaque com a introdução de ingredientes como o azeite de oliva e o bacalhau.

Já na América do Sul, a receita de massa de empadão se popularizou com o uso de ingredientes como a farinha de milho e o frango.

No Brasil, a receita de massa de empadão ganhou um lugar de destaque na culinária, tornando-se um dos pratos mais queridos e tradicionais.

Em bares, restaurante, lanchonetes e outros estabelecimentos oferecem empadões em suas mais diversas versões, recheados com carne, frango, camarão, legumes e outros ingredientes, sendo uma opção deliciosa para um lanche rápido ou um almoço informal.

A massa, preparada com farinha de trigo, manteiga e ovos, cria uma base perfeita para receber os mais diversos recheios, desde os clássicos à base de carne e frango até os mais inovadores com ingredientes vegetarianos ou veganos.

Receita de Massa de Empadão

A receita de massa de empadão que você vai conhecer agora é uma versão moderna e saborosa, que combina a tradição com um toque de criatividade. Descubra os segredos dessa receita e surpreenda-se com o resultado!

Receita de Massa de Empadão Fácil

Ingredientes da Massa de Empadão

• 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 150g de manteiga gelada cortada em cubos
  • 1 ovo
  • 1 gema para pincelar
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de chá de água gelada

1. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal
  2. Adicione os cubos de manteiga gelada e, com as pontas dos dedos, esfregue a manteiga na farinha até obter uma farofa grossa
  3. Adicione o ovo e a água gelada aos poucos, misturando com um garfo até obter uma massa lisa e homogênea
  4. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse por 2 minutos, até obter uma textura lisa e elástica
  5. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos
  6. Após o tempo de descanso, retire a massa da geladeira e abra com um rolo em uma superfície enfarinhada até obter uma espessura de 5mm

Variações da Receita de Massa de Empadão

Uma das características da massa de empadão é que ela é extremamente versátil, podendo ser feita de diversas maneiras, e muitas vezes é ela que faz toda a diferença em uma receita de empadão.

Nós temos, por exemplo a massa podre de empadão, que não leva ovo e resulta em uma massa bem levinha, indicada para receitas como empadão de frango com cremoso, como o de Catupiry, o empadão de camarão, ou o empadão de calabresa.

A massa de empadão de liquidificador é uma receita das mais fáceis e rápidas, resultando em uma massa crocante e sequinha, ideal para empadões que levam um recheio mais molhado, como o empadão de legumes e o empadão de palmito.

Outra opção é a da receita de massa de empadão com banha, uma variante que fica muito boa, principalmente nos empadões a base de carne como por exemplo o empadão de carne moída e o empadão de carne seca.

Nossa receita de massa de empadão, além de deixar seus preparos deliciosos, também pode acabar se transformando em uma ótima opção de renda.

Para quem quer ganhar dinheiro vendendo empadões, quiches ou então quer entrar no ramo de venda de massas frescas, é um item que pode alavancar o seu negócio.

Essa receita de massa de empadão é simplesmente irresistível! A massa crocante e saborosa, em perfeita harmonia com o recheio de sua preferência, faz dessa receita um clássico da culinária que conquista todos os paladares.

Aproveite para deixar um comentário e nos contar o que achou da receita! E não se esqueça de seguir nosso perfil no Instagram e o nosso Canal no YouTube para mais receitas deliciosas! 😋

Avalie essa receita!

Últimas em Massas

Lasanha de Beringela – A Receita Vegetariana Que Você Precisa Experimentar! Está em busca de uma receita vegetariana fácil, rápida e saborosa? Então você precisa conhecer a nossa lasanha de beringela!Uma explosão de sabores com camadas macias de berinjela, um...