InícioReceitas de Sopas e CaldosReceita de Sopa de Cenoura

Receita de Sopa de Cenoura

Veja nesta receita de sopa de cenoura todos os ingredientes e o modo de preparo desta grande e saborosa aliada para espantar o frio e deliciar o nosso paladar, afinal, nada melhor do que um creme de cenoura para aquecer um dia ou noite gelada.

Receita de Sopa de Cenoura

Esta receita de sopa de cenoura é um dos clássicos da cozinha brasileira que reúne ao mesmo tempo um caldo delicioso e uma apresentação extremamente elegante, mas a sua origem na verdade é francesa.

Segundo o professor de gastronomia Mauricio Barufaldi, a receita de sopa de cenoura original tem origem na França. A sopa era comida pelo Rei Eduardo VII, todos os anos, no dia 26 de agosto, em comemoração a Batalha de Crécy em 1346.

A cenoura é uma das raízes mais deliciosas usadas no preparo de sopas, tanto é que faz parte da lista de diversas recitas divulgadas aqui no Clube de Receitas. Além disso, sabemos que a cenoura é extremamente nutritiva.

A sopa de cenoura é apenas uma das infinitas formas que temos para usar este ingrediente, que participa de saladas, pratos principais e até mesmo de sobremesas, como no caso do bolo de cenoura.

Como você verá aqui, a nossa receita de sopa de cenoura, além de fácil de fazer, prato ideal para aqueles dias de frio que são um verdadeiro estímulo à preguiça, é rápida e o resultado simplesmente maravilhoso.

E então? Está querendo comer um delicioso creme de cenoura sem ter que fazer muito esforço. Então confira a receita abaixo!

Sopa de Cenoura

Confira abaixo todos os ingredientes e também o passo a passo de como fazer uma sopa de cenoura que temos certeza que irá agradar aos mais diversos paladares.

Sopa de Cenoura - Receita de sopa de cenoura

Ingredientes para a receita de sopa de cenoura

• 4 cenouras grandes
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 cubinho de caldo de legumes
  • 1 maço de cheiro verde – cebolinha e salsinha
  • Sal e pimenta do reino a gosto

1. Leve ao fogo uma panela grande e derreta a manteiga junto com o azeite de oliva para não deixar que a manteiga queime
  2. Acrescente o alho e a cebola picada e refogue em fogo alto rapidamente para dar um sabor mais acentuado ao refogado
  3. Acrescente a cenoura cortada em cubinhos para facilitar a assimilação do sabor do refogado
  4. Adicione a água e deixe ferver acrescentando o sal e a pimenta do reino
  5. Deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 30 minutos para a cenoura ficar bem macia
  6. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco e depois bata tudo no liquidificador
  7. Volte com o creme para a panela e corrija o sal, se necessário e espere ferver
  8. Sirva bem quente e polvilhe o cheiro verde para decorar o prato

Sugestões de Serviço e Acompanhamento

Se você quiser uma sopa cremosa de cenoura, pode acrescentar uma lata de creme de leite sem o soro ou então amido de milho dissolvido previamente em um copo d’água, mexendo sempre.

Se o seu objetivo é realmente fazer um verdadeiro creme de cenoura, ou seja uma sopa bem mais encorpada, que algumas pessoas preferem, então clique aqui para acessar a nossa receita deste prato.

A cenoura é um alimento versátil. Desde o bolo de cenoura a outras receitas igualmente deliciosas, tem opções para todos os gostos.

Se esta receita de sopa de cenoura ainda não for exatamente o que você está procurando, nossa sugestão é de que você acessa a seção de Receitas de Sopas, onde certamente encontrará diversas outras opções deste prato.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de sopa de cenoura e outras delícias publicadas no Clube de Receitas, seguindo nosso perfil no Instagram.

4.8/5 - (15)

Últimas em Sopas & Caldos

Receita de Caldo de Kenga Fácil e Rápida – Perfeita para Dias Frios! Você está em busca de uma receita fácil, rápida e saborosa para aquecer os dias frios? Então prepare-se para se deliciar com o caldo de Kenga, uma...

4 COMENTÁRIOS

1. Muito boa a receita de sopa de cenoura pessoal. No friozinho que está fazendo é uma ótima pedida para esquentar. Uma perguntinha. Qual a diferença para o creme de cenoura?

• Olá Andreia

Ficamos satisfeitos em saber que você gostou da nossa receita de sopa de cenoura. Quanto a diferença, é bem simples. A sopa de cenoura é mais líquida e o creme de cenoura, geralmente a gente passa no liquidificador, e faz uma redução para que fique mais densa.

Um grande abraço e bom apetite!